sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dicas fáceis para manter uma horta em apartamentos, casas e pequenos ambientes

Quem gosta de cozinhar em casa sabe a delícia que é ter temperos frescos à mão. Pois esse prazer é possível mesmo em espaços compactos. Hortas crescem bem em vasos pequenos. Basta ter sol e seguir alguns cuidados simples de manutenção. Pensando nisso achei várias idéias e gostaria de compartilhar, acredito que só em  ver já nos deixa com um grande desejo de comecar a fazer. Como são várias, por favor se você  for o dono me  avise para que eu possar dar os devidos e merecidos créditos.
OBS. AS DICAS ESTÃO POR ÚLTIMO!!! VALE A PENA DAR UMA OLHADINHA!!! bjs



Dicas importantes:

1. Escolha do local
As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.
2. Onde plantar?
Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade), utensílios de casa fora de uso, como saladeiras, panelas, vasos, jarras, carrinhos de mão etc. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.
3. Preparo do solo
Melhor comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio, aconselha o técnico agrícola Adejar Gualberto Marinho, da Embrapa Hortaliças. “O ideal é que a terra tenha pH 6. Se o solo for ácido demais, as plantas não vingarão”, afirma.
4. Seleção das culturas
Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos
5. Cuidados no plantio
A plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobe para 35 cm.
6. Rega e manutenção
No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.
Mãos a obra meninas, super bjs.

3 comentários:

  1. Eu estava mesmo procurando ensinamentos assim! Obrigada por compartilhar, amiga queriiida! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a sinceridade, mas não consegui ler, pois com o papel de fundo colorido e as letras claras, ficou difícil! Teria que me esforçar muito para ler, achei melhor desistir!
    E o assunto me interessava muito!

    ResponderExcluir
  3. Desculpe a sinceridade, mas não consegui ler, pois com o papel de fundo colorido e as letras claras, ficou difícil! Teria que me esforçar muito para ler, achei melhor desistir!
    E o assunto me interessava muito!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho! Ele é muito importante para nós!

Confira Também

Related Posts with Thumbnails